O plasma é o quarto estado da matéria e é formado quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir uma temperatura tão elevada que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo. Os elétrons acabam “soltando-se” e a substância torna-se uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos.
Embora raros, podemos citar alguns exemplos da presença do plasma, como o fogo, lâmpadas fluorescentes, televisão com tela de plasma, os raios, a larva dos vulcões, as estrelas, o sol, a aurora boreal, entre outros.
Este estado da matéria é altamente energético, podendo interagir com o tecido cutâneo de diferentes formas, dependendo da intensidade de energia depositada. Quando ela é baixa, como em varredura, ele apresenta uma atividade séptica interessante, sendo indicado na terapêutica da acne. Com o aumento do depósito de energia, gera-se uma resposta inflamatória que estimula a produção de colágeno combatendo a flacidez e rugas, bem indicado em protocolos de rejuvenescimento.
Com grande carga de depósito pontual de energia, ele desenvolve ainda uma atividade ablativa, que pode chegar até o nível de carbonização de algumas formações cutâneas como acrocódons, nevos e xantelasmas. A pele que recebe essa alta carga energética apresenta retração e justifica sua indicação para a famosa blefaroplastia não cirúrgica.
O Jato de Plasma age através de corrente elétrica, não sendo necessário nenhum produto adicional, além do anestésico tópico. Ele causa micro lesões na pele, provocando um leve processo inflamatório e pequenas queimaduras.
Não se tem na literatura acadêmica contra-indicações desta técnica, mas devido a essas complicações em peles morenas, é recomendado não realizar em peles com esse fototipo e também em pessoas que apresentem problemas de cicatrização.
As principais indicações são: melasmas, efélides, manchas senis, despigmentação de sobrancelhas, remoção de tatuagens, xantelasmas, sequelas de acne, bolsas palpebrais, seringomas, pintas e sinais, verrugas e calos, fibromas, rugas, linhas de expressão, flacidez de pele, estrias, cicatrizes, quelóides, mastopexia sem cirurgia ®.
Há algumas contraindicações absolutas ao procedimento, que são: grávidas e lactantes, portadores de marcapasso, processo inflamatório (febre), pós-operatório imediato, dermatites, câncer e doenças autoimunes. Devido a essas contraindicações, faz-se necessária uma avaliação prévia do paciente a fim de declará-lo apto ou não à realização do procedimento. Pode haver a necessidade de mais de uma sessão para se obter o resultado desejado.
Para agendar uma consulta, entre em contato conosco pelo telefone (27) 3324.6040 ou pelo Whatsapp (27) 99531.4086. Atendemos de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado, das 8h às 12h.