Ventosaterapia é um tratamento com copos “cups” que produzem vácuo quando contraídos na pele. O vácuo criado pela ventosa na pele promove sua sucção. É desta forma que os tecidos musculares são liberados e a circulação sanguínea melhorada.

A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo oxigênio. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.

É comum vermos as marcas da ventosa, elas são visíveis e saem depois de uma semana de aplicação. Por isso a aplicação da ventosa é recorrente, ou seja, o terapeuta aplica a ventosa a cada semana até as marcas irem clareando.

A reação pigmentada da pele é relacionada com a falta de oxigenação do sangue e acúmulo de toxinas na pele. Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos. Por exemplo: a cor roxa seria uma estase severa do tecido (estagnação do sangue).

A sangria quando combinada com ventosa consiste na retirada do sangue do corpo, é uma técnica invasiva. Indicada somente para pessoas que possuem um fluxo normal de sangue (sem problemas de coagulação). A sangria consiste em agulhamentos que perfuram vasos sanguíneos, capilares, veias e pele. Através da perfuração o sangue é extraindo do corpo.

Agendamento e
atendimento


Para agendar uma consulta, entre em contato conosco pelo telefone (27) 3324.6040 ou pelo Whatsapp (27) 99531.4086. Atendemos de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado, das 8h às 12h.

© 2025, MEDSENSE - Psiquiatria Integrada | Todos os direitos reservados