A Medsense é composta por uma equipe interdisciplinar que trabalha de forma integrada para oferecer tratamentos completos. Realizamos avaliações, pesquisamos diagnósticos, criamos e conduzimos planos de tratamento para adultos com os mais variados transtornos mentais e comportamentais. Confira nossos serviços:
A consulta psiquiátrica compreende o conhecimento do histórico clínico do cliente, a investigação cuidadosa dos sinais e sintomas, a formulação do diagnóstico e a pesquisa de diagnósticos diferenciais. Propomos um plano de tratamento com as mais variadas intervenções e acompanhamos sua continuidade nos atendimentos seguintes. Durante a consulta podem ser aplicados testes e questionários, e solicitados exames complementares para confirmar ou excluir diagnósticos e acompanhar os tratamentos propostos.
As avaliações psiquiátricas podem ser realizadas para investigação diagnóstica inicial, segunda opinião de especialista ou para fins previdenciários/trabalhistas. O modelo de investigação segue as melhores práticas em psiquiatria.
A ECT é uma técnica de neuromodulação que consiste em estimulação elétrica cerebral que equilibra os neurotransmissores responsáveis por propagar os impulsos nervosos do cérebro e manter o bem-estar. Regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Anvisa, tem sido amplamente utilizada nos mais conceituados hospitais do país como um dos principais métodos de tratamento das depressões graves e resistentes, além da esquizofrenia e outros transtornos do humor, principalmente nos casos de grave risco de suicídio.
A eletroconvulsoterapia é conduzida em ambiente hospitalar, com anestesia geral rápida. É um procedimento seguro, indolor e breve, com duração média de trinta minutos, e o paciente recebe alta no mesmo dia. O número de sessões necessárias é estabelecido de acordo com a avaliação do psiquiatra, variando entre seis e doze sessões. Extremamente efetiva para o tratamento de depressão, principalmente para pacientes que não apresentam resposta a medicamentos, a ECT ainda apresenta tempo de resposta mais rápido que as medicações.
Sim, o paciente é submetido à anestesia, com rápida recuperação após o procedimento.
Não. O paciente faz jejum de 8 horas e comparece ao procedimento 30 minutos antes do agendamento, sempre com acompanhante. Após o procedimento, aguarda cerca de uma hora na recuperação anestésica, depois é liberado para casa.
Não. Trata-se de um procedimento seguro e altamente eficaz para suas indicações clínicas, sendo realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia, com técnicas e aparelhos de última geração e equipe treinada, que inclui psiquiatra, anestesista e equipe de enfermagem. O procedimento atual é modernizado, com parâmetros bem definidos e superiores aos utilizados no advento da técnica.
A principal indicação é para casos de depressão, qualquer dos tipos, em que a eficácia do tratamento pode ser superior a 80%. A ECT também é indicada para quadros de catatonia, esquizofrenia, Doença de Parkinson, epilepsia, Síndrome Neuroléptica Maligna e quando há risco de suicídio. Além disso, é o tratamento mais seguro para transtornos mentais na gestação, por não apresentar ação teratogênica. Indicada também em casos de refratariedade, porém não é um fator necessário para indicação do tratamento.
Não existe um número padronizado, por depender de diversos fatores, inclusive o quadro clínico do paciente. Porém, estatisticamente, a maioria dos pacientes necessita de 6 a 12 sessões para obtenção do resultado desejado.
Sim, sendo observados o benefício e a frequência para cada paciente.
O procedimento apresenta apenas contraindicações relativas, que são avaliadas em cada caso, na consulta prévia de avaliação.
O principal efeito colateral historicamente relatado é perda de memória. Atualmente, com o avanço da técnica, da construção dos aparelhos, com pulsos elétricos controlados e de menor duração, esse efeito reduziu significativamente, e quando ocorre é transitório, com melhora entre 3 e 6 meses após o término do procedimento. É importante lembrar que a depressão frequentemente vem acompanhada de significativos efeitos cognitivos, interferindo na memória, e que nesses casos o paciente pode apresentar melhora com o tratamento.
O procedimento é realizado duas vezes por semana (terças e sextas-feiras, às 16h), sendo necessário jejum de 8 horas. O paciente deve manter o uso de medicações anti-hipertensivas nos horários já estabelecidos. Outras medicações são avaliadas e todas as orientações são realizadas em consulta de avaliação prévia ao início do procedimento.
Se você tem dúvidas sobre a possibilidade de estar passando por um episódio depressivo, ansiedade patológica ou qualquer transtorno que prejudique sua saúde mental, entre em contato conosco pelo telefone (27) 3324.6040 ou pelo Whatsapp (27) 99531.4086 e agende um horário para atendimento. A Medsense funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado, das 8h às 12h.